- Área: 967 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Cácio Murilo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Temos nesta casa um conceito clean de morar; ausência do supérfluo, valorização da amplitude, pouca informação visual, leveza nos detalhes, muita luz natural, multifuncionalidade, elementos sustentáveis e resgate, caracterizando um morar contemporâneo.
A casa mostra-se com espaços generosos, complementando e dialogando o interno com o externo, pois o fechamento da casa possibilita a abertura total das suas esquadrias, a transparência do espaço das áreas sociais para o mar refletindo o desejo dos seus moradores de literalmente o espaço da casa virar um “mar de transparência”.
Na fachada oeste, com visão para a rua, concebemos uma estrutura em alumínio, que tem uma alusão a uma rede de pesca, e este elemento atua como anteparo para o sol poente.
No térreo temos hall de entrada, sala de estar, jantar, cozinha gourmet, varanda, área de serviço, suítes de serviços, garagem e lavabo. No 1º pavimento 7 suítes e varandas. No 2º pavimento espaço gourmet e lounge, banheiro, piscina, deck da piscina. 3º pavimento, áreas técnicas, gramado, mirante para visualizar o mar e o céu.
Definitivamente este espaço provoca todos os sentidos humanos, para os ouvidos o barulho do mar e dos pássaros, para o olfato as fragrâncias da natureza, para os olhos o deleite de mirar para o infinito, e os peitoris em vidro remete uma sensação de liberdade e simbiose com a natureza.
Em relação a iluminação, o segundo andar apresenta características bastante inovadoras, a arquiteta deixou o concreto do teto aparente com um pé direito de 3,8m e 6 grandes luminárias foram atirantadas neste espaço com uma característica de iluminação indireta e direta, transformando este de forma surpreendente com a luz.
Nas suítes foram utilizadas sancas de iluminação e perfis em frente ao guarda-roupa, revelando sensações únicas, apresentando uma atmosfera intimista e acolhedora.
No hall e escada a iluminação permaneceu intimista e indireta.
Nós procuramos investir no projeto materiais naturais, refletindo o estilo de vida dos seus usuários. A madeira, nas esquadrias e nos revestimentos de paredes. O concreto aparente expondo uma estrutura nua e crua dando a sensação de despojamento à casa, pois o concreto é sinônimo de versatilidade e simplicidade e foi “redescoberto” por criar um projeto impositivo com características forte e marcante na paisagem urbana.
No lado sul procuramos colocar esquadrias que recolhem todas dando para um jardim vertical. Este jardim foi elaborado com estrutura em madeira e vasos cerâmicos com plantas, integrando a natureza ao espaço social de sala, elemento importante que se caracteriza por ser um grande antídoto contra um plano desnudo de uma parede dando a sensação de uma obra de arte viva e mutante.
Acredito que um profissional de arquitetura precisa escutar todos os desejos e anseios dos seus clientes e realizar o sonho conquistado com o fruto do trabalho, reafirmando a dignidade, amparo e respeito dos seus donos.